Atendendo às práticas ESG — Ambiental, Social e Governança, a Conasa Águas do Sertão é parte integrante da transformação social dos 40 municípios onde atua.

Para além da ampliação do acesso aos serviços de saneamento básico, na esfera social, assumimos o compromisso de atuar junto às comunidades, sobretudo, nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Desenvolvendo ações socioeducativas com crianças, jovens e adultos, nosso papel é despertar a consciência ambiental no que se refere ao cuidado com a água e a destinação correta do esgoto. 

Além disso, mantemos contato ativo com as lideranças comunitárias, fortalecendo, dessa forma, a transparência e a comunicação entre a população e a concessionária.

Ainda comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade, desenvolvemos ações em escolas como palestras na rede pública de ensino, visitas de estudantes à Estações de Tratamento de Água (ETA) e plantio de mudas junto às comunidades. 

Ações da Tarifa Social

Em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, realizamos o Mutirão da Tarifa Social com o objetivo de facilitar o acesso da população ao benefício.

Já são mais de 11 mil famílias do interior de Alagoas cadastradas com 50% de desconto na conta de água e esgoto.

 

 

Saiba mais​​​​​​​

Oficina Caça-Vazamentos

Voltada ao público feminino, essa ação ensina, de maneira prática e didática, mulheres donas de casa a identificar e solucionar vazamentos em suas residências, contribuindo ativamente no combate ao desperdício de água.

O projeto já passou por municípios como: Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e São José da Tapera. 

 

ETA, dia de escola

O projeto abre as portas da nossa Estação de Tratamento de Água (ETA) em Penedo para que estudantes conheçam de perto todas as etapas de tratamento, distribuição e o dia a dia da operação.

A iniciativa, que já recebeu cerca de 300 estudantes, reforça o nosso compromisso com a conscientização ambiental. Além das visitas, também são realizadas palestras educativas sobre a preservação dos recursos naturais. 

 

Sementes do Futuro

O projeto é fruto de uma parceria entre a Conasa Águas do Sertão, a Agência Peixe Vivo e o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (CBHSF).

O viveiro, que fica na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santana do Ipanema, é capaz de produzir até 15 mil mudas por ano e conta com um sistema inovador de fertirrigação com efluente tratado.

Por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), o projeto conta ainda com a colaboração de reeducandos do sistema penitenciário de Alagoas.

Futuramente, as mudas serão destinadas a projetos de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e recomposição de matas ciliares. 

 

Gestão e coleta de resíduos

Comprometida com a sustentabilidade, a concessionária firmou parcerias com associações de reciclagem em cidades da sua área de atuação para a doação de materiais recicláveis.

A iniciativa busca dar o destino correto a resíduos que, após a troca, não têm mais utilidade, como o plástico dos lacres antifurto usados nos hidrômetros. Em apenas três meses, já foram doados cerca de 120 kg desse material à Associação de Catadores de Resíduos de São José da Tapera. 

 

Palestras que transformam: Águas do saber

O projeto tem como objetivo conscientizar estudantes sobre o consumo consciente, tornando-os agentes multiplicadores desse conhecimento em suas casas.

A iniciativa, que aborda temas como o consumo responsável, esgotamento sanitário e preservação ambiental, já passou por Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Porto Real do Colégio, Monteirópolis e Palmeira dos Índios, beneficiando cerca de 900 estudantes das redes públicas de ensino.