A Águas do Sertão acaba de dar um importante passo em sua trajetória de sustentabilidade ambiental. A empresa anuncia sua migração para o Mercado Livre de Energia, um movimento que permitirá a utilização de energia derivada de fontes limpas e renováveis em 10 unidades operacionais que representam 45% do consumo de energia da concessionária.
O Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), oferece aos consumidores a oportunidade de negociar livremente as condições de compra de energia elétrica diretamente com os geradores ou comercializadores.
Para viabilizar a migração, que passa a valer a partir deste mês, a concessionária investiu cerca de R$ 1 milhão na modernização de sua infraestrutura, garantindo que suas unidades estejam adequadas às exigências da distribuidora.
"A migração trará muitas vantagens", explica Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. "Além da importante redução de custos e previsibilidade do orçamento, isso significa um reforço de nosso compromisso com a sustentabilidade", diz. Este é o primeiro passo que a companhia dá em direção de ter 100% de sua matriz energética proveniente de fontes limpas ou renováveis até 2025.
Essa iniciativa está em conformidade com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), garantia de que a energia elétrica consumida provém de uma fonte renovável. O I-REC representa um compromisso com a redução do impacto ambiental, auxiliando na comprovação da origem da energia consumida.
"Com a migração para o Mercado Livre de Energia, a Águas do Sertão reforça seu compromisso com uma gestão mais eficiente e sustentável. A empresa está orgulhosa de tomar essa iniciativa em busca de um futuro energético mais limpo e verde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais sustentável e consciente", completa Antonio Hercules Neto.