A Águas do Sertão esclarece que já informou à Casal, responsável pelo tratamento da água em Delmiro Gouveia, sobre as alterações de odor relatadas pelos moradores.
Segundo a Casal, uma das possíveis causas dessa alteração é a combinação de altas temperaturas com a queda do nível de água do manancial de captação, o que favorece o crescimento de algas na região.
Para restabelecer a qualidade da água, a Casal informou que está realizando a manutenção do sistema de filtragem da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT 03) no município, o que deve normalizar a situação.
Controle de Qualidade
A Águas do Sertão realiza análises periódicas da qualidade da água nas áreas atendidas. Na última avaliação realizada em Delmiro Gouveia no dia 3/11, todos os resultados relacionados aos níveis de cloro, cor e turbidez estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela portaria Nº 888 do Ministério da Saúde, que determina os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano.
Para manter esse padrão, são realizadas, em média, 120 análises diárias e 480 semanais em Delmiro. As coletas são feitas em mais de 40 pontos, abrangendo diversas localidades do município, totalizando mais de 1.700 análises mensais.
A empresa esclarece também que qualquer aspecto esbranquiçado da água na torneira não é sujeira ou excesso de cloro, mas sim resultado do excesso de pressão em alguns pontos da rede, que causa a formação de microbolhas de ar. Para confirmar, basta realizar um teste caseiro, enchendo um copo com água e aguardando alguns minutos até que as bolhas saiam e a água volte a ficar transparente.
Os clientes que precisarem de informações adicionais podem entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento da Águas do Sertão no 0800 000 2122 (24 horas, com chamada de voz e WhatsApp), através do novo aplicativo da concessionária disponível para Android e iOS, ou pelo site www.aguasdosertao.com.