Águas do Sertão inicia força-tarefa em 34 cidades para combater desperdício de água

Foto da Notícia

Campanha #VamosJuntos irá identificar vazamentos, atualizar dados e equipamentos, cadastrar Tarifa Social e ensinar a cuidar da água

Em Alagoas, a cada 10 litros de água captada e tratada, apenas 5,3 litros conseguem chegar às torneiras, de acordo com levantamentos do Instituto Trata Brasil. Todo o resto se perde pelo caminho em vazamentos nas tubulações desgastadas ou é desviada ilegalmente. 

Para começar a mudar este cenário – que no estado consegue ser ainda mais preocupante do que a já alta média nacional de desperdício, que atualmente é de 39,3% – a Águas do Sertão lança a operação #VamosJuntos, ação que marca oficialmente também o início da execução de seu plano de melhorias para a região. 

A partir da próxima semana e ao longo de 18 meses, uma força-tarefa percorrerá rua a rua todos os 34 municípios do Agreste e Sertão alagoanos atendidos pelo contrato com o objetivo de analisar o perfil de consumo de cada residência, reparar vazamentos ao longo da rede, combater fraudes, trocar hidrômetros, instalar macromedidores, facilitar a inclusão de novos beneficiários na Tarifa Social e ensinar a população a controlar e reduzir o próprio consumo de água. As primeiras seis cidades a receber as visitas das equipes são Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Feira Grande e Igreja Nova.

Devidamente uniformizados e identificados, o time da Águas do Sertão utilizará formulários digitais em tablets para fazer a atualização dos dados cadastrais, garantindo que todos os moradores tenham acesso aos serviços oferecidos pela empresa, facilitando, inclusive, o encaminhamento dos clientes que possam ser enquadrados no benefício da Tarifa Social,  que corresponde a um desconto de 50% na conta de água para até 20 metros cúbicos de consumo por mês.

“Combater essas grandes fontes de perda de água e conhecer mais a fundo o perfil de consumo de cada localidade e cliente é fundamental para prepararmos o terreno para as futuras melhorias que precisam ser implantadas”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “Mas, além de fazer nossa parte com os investimentos, o reparo de vazamentos, a troca de equipamentos e a atualização de dados, queremos promover também uma campanha especial de educação para consumo consciente da água, ensinando como cada um pode controlar melhor seu uso, para que todos possam compartilhar de forma mais equilibrada os recursos disponíveis”, completa.

Em seu contrato de concessão de 35 anos com o governo de Alagoas, a Águas do Sertão assumiu o compromisso de universalizar até 2033 o acesso ao saneamento básico nos municípios atendidos, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto. “Temos um longo caminho a percorrer e muitas obras ainda serão necessárias nos próximos anos até que se atinja um resultado de excelência, mas temos certeza de que estes primeiros passos já ajudarão a melhorar significativamente o abastecimento em algumas regiões”, diz André Velloso, também diretor da Águas do Sertão.