Águas do Sertão investe em ações de combate ao desperdício de água em 34 cidades alagoanas

Foto da Notícia

Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Águas do Sertão, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em 34 cidades do Agreste e Sertão alagoano, chama a atenção para um dos temas mais urgentes: reduzir o imenso desperdício de água que ocorre no percurso entre as estações de tratamento e o consumidor final.

Se no Brasil a média de perdas é de 39,3%, de acordo com levantamentos do Instituto Trata Brasil, este índice consegue ser ainda mais preocupante em Alagoas: por aqui, a cada 10 litros de água captados e tratados, apenas 5,3 litros conseguem chegar às torneiras. Todo o resto se perde pelo caminho em vazamentos nas tubulações desgastadas ou é desviada ilegalmente.

Com o objetivo de começar a mudar este cenário, a concessionária iniciou em março a operação #VamosJuntos, ação que marca oficialmente também o início da execução de seu plano de melhorias para a região. Ao longo dos próximos 18 meses, uma força-tarefa percorrerá rua a rua todos os 34 municípios do Agreste e Sertão alagoanos atendidos pelo contrato com o objetivo de analisar o perfil de consumo de cada residência, reparar vazamentos ao longo da rede, combater fraudes, trocar hidrômetros, instalar macromedidores, facilitar a inclusão de novos beneficiários na Tarifa Social e ensinar a população a controlar e reduzir o próprio consumo de água. As primeiras seis cidades a receber as visitas das equipes são Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Feira Grande e Igreja Nova.

"Estas ações de revisão das redes e de caça-vazamentos são o primeiro passo para que se possa atingir mais eficiência operacional e ter mais água desde já disponível para distribuição, preparando o terreno para as melhorias planejadas para os próximos anos", explica Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão.

Água a 100% dos municípios atendidos

Em seu contrato de concessão de 35 anos com o governo de Alagoas, a concessionária assumiu o compromisso de universalizar até 2033 o acesso ao saneamento básico nos municípios atendidos, conectando 100% dos domicílios à rede de água e 90% à rede coletora de esgoto.

Em apenas um semestre, quase 75 mil serviços já foram realizados nos 34 municípios atendidos pelo contrato, com uma média de 524 ações por dia - muitos deles transformados em verdadeiras missões heróicas de combate a deslizamentos nas captações, rompimentos de adutoras e identificação de fraudes. Além disso, diversas localidades que antes tinham abastecimento crítico, hoje já contam com regularidade na distribuição, como o Loteamento Vegas I, em Palmeira dos Índios, o Povoado Caboclo, em São José da Tapera e os município de Mata Grande e Poço das Trincheiras, dentre outros.

Investimentos de quase R$ 1,5 milhão no sistema de monitoramento de reservatórios também já foram realizados. Por meio de painéis de telemetria GRPS, movidos por energia solar, cerca de 160 pontos estão sendo monitorados. As equipes trabalham com mais eficiência e rapidez em situações que podem afetar o abastecimento de água nas localidades atendidas pela Águas do Sertão. Um dos nossos próximos passos será a instalação de macromedidores em pontos estratégicos das redes de distribuição, que ajudarão a ter mais agilidade na hora de detectar possíveis vazamentos.

"Como sabemos, há um longo caminho a percorrer até que se atinja a excelência desejada, mas temos orgulho de ver o efeito das diversas melhorias que já foram feitas nestes primeiros seis meses de operação", diz Antonio Hercules. "Além de universalizar o acesso à água, queremos empoderar e ensinar a população a respeito de seu uso consciente. Por isso o convite #VamosJuntos é tão significativo", completa.