Águas do Sertão mantém força-tarefa para normalizar abastecimento de 10 localidades afetadas pelas chuvas

Foto da Notícia

Equipes da Águas do Sertão seguem em plantão especial esta semana para normalizar o mais rápido possível o abastecimento de 10 localidades que foram afetados pelas chuvas dos últimos dias. 

Em cidades como Penedo, Igreja Nova, São Miguel dos Campos, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio, o principal desafio é controlar o nível de turbidez da água bruta que chega às estações de tratamento, já que a força das chuvas arrasta para os rios um grande volume de resíduos e sedimentos. “O esforço extra de limpeza que é feito para manter o funcionamento das estações reduz o volume de água tratada disponível para a distribuição, o que pode provocar irregularidade no abastecimento dessas localidades”, explica o gerente operacional da Águas do Sertão, Roberto Correa. 

Em outros povoados, como Jenipapo e Sapé, em Igreja Nova, e Tabuleiro dos Negros e Capela, em Penedo, as chuvas afetaram a rede elétrica. “Nestes, a empresa responsável já foi acionada, mas dependemos da retomada da energia para que as bombas voltem a funcionar”, afirma Roberto. 

Já em Palmeira dos Índios e Quebrangulo, a Casal informou que a elevação do rio Paraíba fez com que o nível das águas atingissem e danificassem o conjunto motobomba do Sistema Caçamba, responsável pelo abastecimento de parte dos dois municípios, além de desconectarem um trecho importante da rede em local de difícil acesso, o que comprometeu a qualidade da água na região. Por conta disso, alguns bairros podem passar por irregularidade no abastecimento. 

“Nós nos solidarizamos com os moradores de todas as cidades afetadas e vamos manter essa força-tarefa até que tudo volte ao normal”, completa o gerente operacional. “Enquanto isso, para amenizar o impacto para a população, estamos também reforçando o envio de caminhões-pipa para todas as localidades afetadas”, diz. Para solicitar o envio de um caminhão-pipa, basta entrar em contato com o atendimento da Águas do Sertão pelo número 0800 000 2122 (chamada de voz ou Whatsapp).