Águas do Sertão recebe certificado de energia renovável e anuncia inauguração de usina solar

Foto da Notícia

Em 2023, a Águas do Sertão deixou de emitir para a atmosfera cerca de 14,500 toneladas de CO2, gás responsável pelo efeito estufa – tudo devido ao uso de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, como Usinas Eólicas, Solares Biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) em suas operações. Isso é o que atesta o certificado de energia renovável da Electric Consultoria, que acaba de ser concedido à concessionária alagoana após comprovar que 45% do consumo energético da empresa provém de fontes renováveis após a migração ao Mercado Livre de Energia.

E outra boa notícia é que essa porcentagem ainda chegará aos 100%: a Águas do Sertão está próxima de inaugurar sua própria usina de energia solar, construída em uma área de 10 hectares na cidade de Girau do Ponciano e com estimativa de produção de 6.200 MWh/ano. Com previsão para entrar em operação nos próximos meses, a usina abastecerá a estrutura de distribuição de água e tratamento de esgoto em 34 municípios de Alagoas.

“Esses avanços ressaltam o compromisso da concessionária com iniciativas sustentáveis, diversificando suas fontes energéticas para promover práticas mais ecoeficientes”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão. “A Águas do Sertão segue em busca de soluções ambientalmente responsáveis, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável em sua área de atuação”, diz.