Frente às recentes declarações do pré-candidato a prefeito Marcius Beltrão sobre os serviços de água e esgoto em Penedo, a Águas do Sertão esclarece:
Qualidade da Água: A Águas do Sertão segue estritamente os padrões de segurança do Ministério da Saúde, realizando mais de 12 mil análises laboratoriais mensais para assegurar a qualidade da água em todas as etapas de seu tratamento. Quanto à presença de cloro (Portaria Gm/Ms Nº 888, de 4 de maio de 2021) e o ocasional aspecto esbranquiçado da água, causado por microbolhas de ar devido ao excesso de pressão, ambos estão dentro de parâmetros seguros e não representam riscos à saúde. A concessionária monitora rigorosamente metas e indicadores de qualidade, detalhes que são publicados em seu Relatório Anual de Qualidade da Água, acessível em: https://aguasdosertao.com/interno/empresa/relatorios e mensalmente nas contas entregues aos clientes.
Tarifas: De acordo com o contrato de concessão com o Governo de Alagoas, a Águas do Sertão realiza ajustes tarifários anuais no mês de março para cidades anteriormente atendidas pelos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs). Estes ajustes visam nivelar as tarifas até 2029, conforme determinado no edital de licitação, para minimizar impactos à população. Reajustes anuais baseados na fórmula paramétrica constante no edital de licitação são aplicados em dezembro, autorizados pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), assegurando a justa recomposição tarifária, sendo que a concessionária não tem gestão sobre a tarifa.
Cobrança de Esgoto: a concessionária destaca que a cobrança pelos serviços de esgoto está alinhada ao contrato de concessão e é regulada pela Arsal, em observância ao Marco Legal do Saneamento Básico. No conjunto Vale do São Francisco, em Penedo, o tratamento de esgoto é realizado e o início das cobranças na localidade foi comunicado com antecedência, cumprindo com as diretrizes contratuais.
Após investir R$ 1,215 bilhão na concessão, Águas do Sertão reafirma seu comprometimento com as obrigações contratuais e sob a supervisão da Arsal. A concessionária está comprometida com a excelência no serviço à população e permanece aberta a quaisquer esclarecimentos adicionais.