Ação faz parte do projeto “Raízes Solidárias”, reforçando o compromisso ambiental da concessionária durante o Mês do Meio Ambiente
A Conasa Águas do Sertão iniciou, na semana passada, uma importante ação ambiental com a doação de mudas de vegetação nativa da caatinga para três municípios alagoanos. A iniciativa, que integra o projeto “Raízes Solidárias” e atende às exigências de reposição florestal para atendimento às condicionantes ambientais das autorizações de supressão vegetal, faz parte da programação em comemoração ao Mês do Meio Ambiente.
As doações iniciaram na quinta-feira (22/05), com 1500 mudas destinadas à prefeitura de Pão de Açúcar. Nesta segunda-feira (26/05), mais 507 foram doadas à Prefeitura de Santana do Ipanema. Na sexta-feira (30/05), outras 200 mudas serão entregues à Secretaria de Meio Ambiente de Palmeira dos Índios. O plantio das mudas será realizado a partir do dia 03/06.
Mesmo que, na prática, a retirada de vegetação não tenha sido significativa para a retomada da ETE Pão de Açúcar, a ação de compensação florestal é uma medida exigida pelos órgãos ambientais em obras desse tipo, visando compensar a possível intervenção em áreas de vegetação nativa ou de preservação permanente. O objetivo principal é garantir a manutenção da biodiversidade local e a qualidade ambiental da região.
“Este projeto representa nosso compromisso com a sustentabilidade e com as comunidades onde atuamos. Mais do que cumprir uma exigência legal, estamos contribuindo para a preservação do bioma e para a conscientização ambiental das futuras gerações”, afirma Antonio Hercules Neto, diretor da Conasa Águas do Sertão.
O projeto “Raízes Solidárias” estabeleceu parcerias com as Secretarias de Meio Ambiente dos municípios beneficiados, definindo cronogramas específicos para cada localidade:
Em Palmeira dos Índios, o plantio ocorrerá no dia 02/06, às 09h00, na Lagoa do Juca Sampaio, também com 50 mudas nativas, contando com a participação especial de alunos do Complexo Educacional Agostiniano.
Em Pão de Açúcar, a ação será realizada no dia 03/06, às 09h00, no Povoado Impueira, contemplando a Creche, o Campo de Futebol e a Escola locais, com o plantio de 50 mudas.
Em Santana do Ipanema, o plantio acontecerá no dia 06/06, às 09h00, na região de Poço Grande, com a destinação de 50 a 100 mudas de espécies nativas da caatinga.
As mudas foram produzidas e fornecidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), reforçando a importância das parcerias institucionais para o sucesso de iniciativas ambientais. Participarão do plantio equipes da Conasa Águas do Sertão, representantes das Secretarias Municipais e adolescentes das comunidades locais, em uma ação que une preservação ambiental e educação.