Conasa Águas do Sertão expande projeto Óleo Solidário para mais quatro cidades de Alagoas

Foto da Notícia

Iniciativa, que promove a reciclagem de óleo de cozinha, agora chega a Piranhas, São José da Tapera, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia, reforçando o compromisso da concessionária com a sustentabilidade e a economia circular

O que para muitos é o fim de uma receita pode se tornar o começo de uma grande transformação ambiental. Após lançar em junho em Santana do Ipanema o projeto Óleo Solidário, a concessionária Conasa Águas do Sertão expande agora a iniciativa para mais quatro municípios alagoanos: Piranhas, São José da Tapera, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia. Em Delmiro, a ampliação conta ainda com uma parceria estratégica com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que instalou um novo coletor para engajar a comunidade local.

O objetivo do Óleo Solidário é incentivar a população a dar um destino correto ao óleo de cozinha usado, um resíduo com alto potencial poluidor. A mecânica é simples: a cada 1 litro de óleo de cozinha usado doado em um dos pontos de coleta, os moradores recebem, em troca, uma barra de sabão ecológico, produzida a partir do material reciclado. A iniciativa transforma um problema ambiental em uma solução sustentável, alinhada aos princípios da economia circular.

O descarte inadequado do óleo de cozinha representa um dos grandes desafios para a preservação dos recursos hídricos e para a infraestrutura de saneamento. Estima-se que apenas um litro de óleo seja capaz de poluir até 25 mil litros de água, um volume equivalente ao consumo de uma pessoa por seis meses. Quando despejado na pia, o resíduo causa o entupimento das redes de esgoto, formando blocos de gordura que podem levar a extravasamentos e sobrecarregar as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

Para o diretor da Conasa Águas do Sertão, Antonio Hercules Neto, a expansão do projeto reflete o sucesso da iniciativa e o engajamento crescente da comunidade. “A ampliação do Óleo Solidário em menos de seis meses demonstra a força de nossa parceria com a população. Estamos não apenas evitando a contaminação do meio ambiente, mas também promovendo a conscientização sobre o impacto de nossas ações diárias”, afirma. “Esta expansão, incluindo a importante parceria com a prefeitura de Delmiro Gouveia, reforça nosso compromisso em levar soluções sustentáveis e de impacto social para todas as cidades em nossa área de atuação.”

O Óleo Solidário integra um portfólio robusto de projetos socioambientais da Conasa Águas do Sertão, que inclui iniciativas como o Raízes Solidárias (plantio de mudas nativas), o Sementes do Futuro (produção de mudas em viveiro próprio) e o Águas do Saber (educação ambiental em escolas). Juntas, essas ações consolidam a visão integrada de sustentabilidade da concessionária, gerando benefícios concretos para o meio ambiente e para as comunidades do sertão alagoano.

Como participar do Óleo Solidário:
1.  Após o uso, armazene o óleo de cozinha frio em uma garrafa PET de 1L;
2.  Leve a garrafa até a loja de atendimento da Conasa Águas do Sertão em uma das cidades participantes: Santana do Ipanema, Piranhas, São José da Tapera, São Miguel dos Campos ou no ponto de coleta na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia
3.  Troque seu litro de óleo por uma barra de sabão ecológico e contribua para um futuro mais sustentável.