As obras de saneamento básico em Igreja Nova, executadas pela Conasa Águas do Sertão, seguem avançando em ritmo acelerado. A construção da nova adutora de água tratada, iniciada em março, já está 60% concluída.
Paralelamente, a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também está em andamento. As obras incluem reformas na casa de operação e melhorias no acesso à estação, reforma da infraestrutura e limpeza das lagoas de tratamento, que são essenciais para garantir um tratamento adequado do esgoto.
Além disso, a perfuração de um novo poço no povoado Alagoinhas, na zona rural de Igreja Nova, vai expandir a oferta de água tratada para a região.
Os esforços direcionados à coleta de esgoto também têm apresentado resultados positivos, com a desobstrução de cerca de 11 km de redes e a limpeza de 16 poços de visita, o que contribui para a diminuição de problemas como entupimentos e transbordamentos. Até o momento, os investimentos realizados em Igreja Nova em água e esgoto já chegam a quase R$ 2 milhões.
Thiago Ribeiro, coordenador de engenharia da concessionária, destaca a importância dessas intervenções. “Estamos comprometidos com a modernização da infraestrutura de saneamento de Igreja Nova. A nova adutora, a reforma da ETE e demais melhorias não apenas asseguram um abastecimento mais seguro, mas também facilitam o trabalho de manutenção”, comenta.
Nos próximos anos, as obras de saneamento em Igreja Nova prevêm ainda a implantação de um sistema de esgotamento sanitário em diversos povoados, com um investimento estimado de R$ 30 milhões, a ser executado entre 2029 e 2030. “O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, atendendo às crescentes demandas por serviços de saneamento”, afirma Thiago Ribeiro. “Essas ações refletem o comprometimento da Conasa Águas do Sertão em promover melhorias no saneamento básico da cidade, avançando em direção a uma infraestrutura mais robusta e eficiente para todos os cidadãos de Igreja Nova”, completa.