Lixo nas redes de esgoto é desafio constante para Palmeira dos Índios

Foto da Notícia

Conjunto Edval Gaia lidera chamados por obstrução de esgoto devido a lixo em Palmeira dos Índios


A concessionária Águas do Sertão realizou esta semana mais uma importante força-tarefa para combater os constantes problemas na rede de esgoto no Conjunto Edval Gaia, em Palmeira dos Índios. A iniciativa contou com a colaboração de 10 profissionais das equipes de limpeza com hidrojato e manutenção em uma ação emergencial que ressalta um problema recorrente: o despejo inadequado de lixo no esgoto pela população.

Desde o início do ano, já foram emitidas 22 ordens de serviço apenas para o esgotamento sanitário na localidade. “Descartar lixo de forma irresponsável nas redes de saneamento básico não é apenas uma questão ambiental, mas também uma afronta direta à qualidade de vida da comunidade”, afirma Carlos Roberto da Silveira, gerente operacional da Águas do Sertão.

Em janeiro, outro episódio curioso trouxe à tona a gravidade do problema: uma bola de futebol atirada na rede de esgoto causou o bloqueio do sistema e resultou em transbordamento afetando mais de 180 moradores do Edval Gaia. Dessa vez, misturados aos detritos retirados da rede de esgoto estavam sacolas plásticas, pedras e inúmeras latas de cerveja. 

Apesar de ser uma questão recorrente e mais crítica no conjunto Edval Gaia, o hábito de descartar lixo na rede de esgoto se repete em diversas cidades. Nos últimos quatro meses, mais de 100 atendimentos foram registrados englobando diversos locais, tais como Igaci, Santana do Ipanema, Quebrangulo e Jaramataia, reafirmando o desafio em manter desobstruídas as redes de esgoto.

“Reforçamos a importância do correto descarte de resíduos e solicitamos a colaboração dos moradores para prevenir esses incidentes, que comprometem tanto a estrutura quando o bem-estar público”, diz Carlos Roberto.