Água todos os dias para localidades que antes eram consideradas as mais críticas de abastecimento no Sertão de em Alagoas, como Mata Grande, Inhapi e parte de Delmiro Gouveia: esse é um dos primeiros resultados que a concessionária Águas do Sertão comemora antes mesmo de dar início às obras de extensões de redes previstas para a região.
Após concluir a primeira fase de estudos técnicos para entender melhor os sistemas de abastecimento e aplicar mais inteligência operacional aos processos, as equipes já conseguiram fazer com que um maior volume de água esteja disponível para mais de 1.500 pessoas.
É o caso, por exemplo, de Inhapi, onde ajustes feitos em conjunto com a Casal permitiram aumentar o tempo de operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município, fazendo com que 75% das ruas já não precisem mais passar pelo regime de rodízio de abastecimento.
Mata Grande também é outro município que já conta com água disponível todos os dias da semana. Antes, o abastecimento era totalmente compartilhado com Canapi, fazendo com que o fornecimento de água ocorresse de 18 a 20 dias por mês, porém, após a realização de estudos técnicos e ajustes na Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto Sertão, podendo hoje atender as duas localidades.
Em Delmiro Gouveia, o povoado Sinimbú, antes abastecido por meio de rodízio, passou a ter água 24 horas por dia após a instalação de registros de manobras e extensão de quase 100 metros de rede.
"Paralelamente a essas melhorias, outras equipes estão avançando na região nas visitas porta a porta para substituir hidrômetros, atualizar o cadastro dos clientes e conscientizar a população sobre o consumo consciente da água", afirma o engenheiro Willian Teske, gerente operacional da Águas do Sertão. Iniciado em março, o projeto #VamosJuntos já efetuou a troca de mais de 40 mil hidrômetros em todo o Estado, importante instrumento para permitir o controle do consumo e ajudar a dimensionar o volume real de água necessário para cada região. Além disso, diversas famílias foram incluídas no benefício da Tarifa Social, que garante desconto de 50% na fatura e serviços.
“Sabemos da urgência em levar água a todos e estamos firmes no cumprimento do cronograma estabelecido pelo contrato de concessão com o governo de Alagoas para universalizar o acesso à água nos próximos cinco anos", completa Teske.