Cerca de 200 obras e aproximadamente 80 mil metros de extensões de rede executadas em 2023: essa é a marca da Águas do Sertão neste final de ano. Um trabalho permanente para levar água à diversas localidades dos 34 municípios atendidos por seu contrato de concessão.
Entre as cidades que mais receberam extensões estão Palmeira dos Índios, seguida por Igaci (com 2697 metros de rede — dos quais 1400 metros instalados apenas no Sitio Palanqueta I e II), Santana do Ipanema, Dois Riachos e São José da Tapera. Além disso, cidades como Delmiro Gouveia, Penedo, Maravilha, Poço das Trincheiras e Palestina contaram com interligações de rede e extensões que levaram mais água e regularidade de abastecimento à população.
“Esse número fica ainda mais significativo quando entendemos que cada metro de rede que se expande representa uma mudança radical na qualidade de vida de muitas famílias”, afirma Luiz Carlos Paes de Barros, diretor operacional da Águas do Sertão.
É o caso, por exemplo, de uma pequena interligação de rede feita na rua Divaldo Suruagy, em Igaci. Apenas 23 metros de rede executados foram o suficiente para fazer com que metade da rua resolvesse um histórico problema de abastecimento.
“O desafio que temos pela frente para universalizar a água nos municípios atendidos dentro dos próximos quatro anos é imenso, pois, como sabemos, obras de saneamento básico demandam um longo prazo de planejamento e de execução”, explica Luiz Carlos. “Mas com investimentos feitos em inteligência operacional, cadastro técnico, tecnologia e combate às perdas, pouco a pouco estamos conseguindo fazer com que mais água esteja disponível para os nossos clientes”, completa.