Águas do Sertão lança campanha #VamosJuntos

Foto da Notícia

Em Alagoas, a cada 10 litros de água captada e tratada, apenas 5,3 litros conseguem chegar às torneiras, de acordo com levantamentos do Instituto Trata Brasil. Todo o resto se perde pelo caminho em vazamentos nas tubulações desgastadas, é desviada ilegalmente ou não chega a ser contabilizada pelos hidrômetros antigos ou danificados. 

Para começar a mudar este cenário – que no estado consegue ser ainda mais preocupante do que a já alta média nacional de desperdício, que atualmente é de 39,3% – a Águas do Sertão lança a operação #VamosJuntos, ação que marca oficialmente também o início da execução de seu plano de melhorias para a região.

Uma força-tarefa percorrerá rua a rua todos os 34 municípios do Agreste e Sertão alagoanos atendidos pelo contrato com o objetivo de analisar o perfil de consumo de cada residência, reparar vazamentos ao longo da rede, combater fraudes, trocar hidrômetros, instalar macromedidores, facilitar a inclusão de novos beneficiários na Tarifa Social e ensinar a população a controlar e reduzir o próprio consumo de água.

 

  Veja como fazer consumo consciente da água:  

 1  Uma torneira pingando pode desperdiçar até 40 mil litros de água. Caso não consiga consertar imediatamente, colete a água para reutilizá-la.

 2  Cada minuto de chuveiro ligado consome em médio nove litros de água. Desligue o equipamento ao lavar o cabelo e ao se ensaboar;

 3  Acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez e reaproveite a água. Ela pode servir para lavar pisos ou dar descarga;

 4  Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Reutilize-a para regar plantas, na limpeza do quintal, pisos, dentre outros;

 5  Ao identificar qualquer vazamento na rua, informe imediatamente à Águas do Sertão pelo 0800 000 2122 para que nossas equipes façam o reparo o quanto antes.

 

Quando todos cuidam, todos têm.

Participe do movimento contra o desperdício de água.

 

  Tenha o hidrômetro como seu parceiro nesse movimento  

Faça do hidrômetro o seu grande aliado na luta contra o desperdício. Fique atento aos seguintes passos:

 

 

  Mas por que trocar o hidrômetro?  

O Inmetro recomenda a troca a cada cinco anos.

Trocar o hidrômetro é fundamental para garantir que a leitura do volume de água consumido esteja correta, pois o equipamento pode apresentar desgastes com o passar do tempo. É importante verificar seu hidrômetro de tempos em tempos, mas na Águas do Sertão, levamos isso a sério. Por isso, iremos trocar seu HD por um noivinho em folha!

Queremos te ajudar a ser mais consciente com o uso da água e nada melhor do que monitorar de perto o seu consumo. Afinal, economizar água é bom para o seu bolso e para o meio ambiente.

 

 

  Como é realizada a leitura?  

Uma equipe da Águas do Sertão, uniformizada e identificada, realiza a leitura do HD em cada imóvel. Você também pode fazer o controle individual do seu consumo e para calcular é simples:

 

 

  Solicitar a Tarifa Social nunca foi tão fácil  

Com a Tarifa Social, você pode ganhar 50% de desconto na sua conta. Para ter direito, você precisa:

Quem já está inscrito na Tarifa Social precisa renovar o cadastro, que tem validade de um ano. A Águas do Sertão atende 568 mil habitantes de cidades das regiões Agreste e Sertão do estado, divididas em três núcleos: Penedo, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios. 

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento para saber mais.

 

 

  Solicite o seu cadastro  

 

 

  Valorize o uso correto da água  

Ainda há muito a ser feito para que todos tenham acesso à água tratada em Alagoas. O consumo consciente deve ser um hábito diário, por isso você tem um papel fundamental nesse movimento. #VamosJuntos

Minimize todo e qualquer desperdício.

A Águas do Sertão está mapeando possível vazamentos e vai avançar em outras frentes. 

Quando essa frente do bem se une para cuidar do sistema e combate esse desperdício, o benefício é para todos.

 

 

  Solicite sua ligação de água  

 

  Baixe agora a cartilha completa #VamosJuntos