Em Alagoas, a cada 10 litros de água captada e tratada, apenas 5,3 litros conseguem chegar às torneiras, de acordo com levantamentos do Instituto Trata Brasil. Todo o resto se perde pelo caminho em vazamentos nas tubulações desgastadas, é desviada ilegalmente ou não chega a ser contabilizada pelos hidrômetros antigos ou danificados.
Para começar a mudar este cenário – que no estado consegue ser ainda mais preocupante do que a já alta média nacional de desperdício, que atualmente é de 39,3% – a Águas do Sertão lança a operação #VamosJuntos, ação que marca oficialmente também o início da execução de seu plano de melhorias para a região.
Uma força-tarefa percorrerá rua a rua todos os 34 municípios do Agreste e Sertão alagoanos atendidos pelo contrato com o objetivo de analisar o perfil de consumo de cada residência, reparar vazamentos ao longo da rede, combater fraudes, trocar hidrômetros, instalar macromedidores, facilitar a inclusão de novos beneficiários na Tarifa Social e ensinar a população a controlar e reduzir o próprio consumo de água.
Veja como fazer consumo consciente da água:
1 Uma torneira pingando pode desperdiçar até 40 mil litros de água. Caso não consiga consertar imediatamente, colete a água para reutilizá-la.
2 Cada minuto de chuveiro ligado consome em médio nove litros de água. Desligue o equipamento ao lavar o cabelo e ao se ensaboar;
3 Acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez e reaproveite a água. Ela pode servir para lavar pisos ou dar descarga;
4 Use cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Reutilize-a para regar plantas, na limpeza do quintal, pisos, dentre outros;
5 Ao identificar qualquer vazamento na rua, informe imediatamente à Águas do Sertão pelo 0800 000 2122 para que nossas equipes façam o reparo o quanto antes.
Quando todos cuidam, todos têm.
Participe do movimento contra o desperdício de água.
Tenha o hidrômetro como seu parceiro nesse movimento
Faça do hidrômetro o seu grande aliado na luta contra o desperdício. Fique atento aos seguintes passos:
Mas por que trocar o hidrômetro?
O Inmetro recomenda a troca a cada cinco anos.
Trocar o hidrômetro é fundamental para garantir que a leitura do volume de água consumido esteja correta, pois o equipamento pode apresentar desgastes com o passar do tempo. É importante verificar seu hidrômetro de tempos em tempos, mas na Águas do Sertão, levamos isso a sério. Por isso, iremos trocar seu HD por um noivinho em folha!
Queremos te ajudar a ser mais consciente com o uso da água e nada melhor do que monitorar de perto o seu consumo. Afinal, economizar água é bom para o seu bolso e para o meio ambiente.
Como é realizada a leitura?
Uma equipe da Águas do Sertão, uniformizada e identificada, realiza a leitura do HD em cada imóvel. Você também pode fazer o controle individual do seu consumo e para calcular é simples:
Solicitar a Tarifa Social nunca foi tão fácil
Com a Tarifa Social, você pode ganhar 50% de desconto na sua conta. Para ter direito, você precisa:
Quem já está inscrito na Tarifa Social precisa renovar o cadastro, que tem validade de um ano. A Águas do Sertão atende 568 mil habitantes de cidades das regiões Agreste e Sertão do estado, divididas em três núcleos: Penedo, Delmiro Gouveia e Palmeira dos Índios.
Entre em contato pelos nossos canais de atendimento para saber mais.
Valorize o uso correto da água
Ainda há muito a ser feito para que todos tenham acesso à água tratada em Alagoas. O consumo consciente deve ser um hábito diário, por isso você tem um papel fundamental nesse movimento. #VamosJuntos
Minimize todo e qualquer desperdício.
A Águas do Sertão está mapeando possível vazamentos e vai avançar em outras frentes.
Quando essa frente do bem se une para cuidar do sistema e combate esse desperdício, o benefício é para todos.